Pular para o conteúdo

Nikon Mirrorless – finalmente um equipamento profissional?

Era uma vez, duas empresas de produtos que decidiram se unir e fazer algo diferente. Uma delas com larga experiência em câmeras fotográfica, e a outra vinda do mundo dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Estou falando, respectivamente, da Olympus e da Panasonic. Um dia, depois que a fotografia digital já estava bem desenvolvida, elas decidiram criar um novo conceito de câmera. Eles decidiram projetar uma câmera reflex sem o espelho. Dessa maneira o equipamento ficaria menor, a lente ficaria mais perto do sensor (também diminuindo seu tamanho), o peso seria diminuído e a câmera manteria a mesma qualidade de imagem. Essas foram as primeiras câmeras mirrorless (sem espelho).

Desde o primeiro lançamento o mercado se expandiu. Quase todo fabricante lançou uma linha mirrorless e alguns, como Sony e Fuji, já possuem modelos voltados para o público profissional. Porém, os grandes fabricantes se encontram meio tímidos nesse mercado. A Canon possui um modelo que está tendo um bom desenvolvimento entre o público e as vendas são muito boas. A Nikon lançou uma linha apostando em um sensor minúsculo que não foi muito bem aceito pelo mercado e, quando a empresa entrou em crise, a linha foi cancelada e tirada de venda.

Agora a Nikon tenta apostar em uma nova linha mirrorless, e estão atirando alto. Existe toda uma propaganda de marketing querendo vender um novo equipamento com um conceito totalmente diferente. A data de lançamento do novo equipamento já está decidida: será em 23 de agosto. Existe um site com a contagem regressiva do novo lançamento e alguns vídeos/teasers da nova câmera estão entrando no ar periodicamente.

O que sabemos até agora é que será uma câmera full frame (prepare o seu bolso) e que terá um novo sistema de lentes desenvolvido especificamente para ela. Mas, não se desespere. A Nikon já afirmou que teremos um adaptador oficial da empresa que vai garantir a compatibilidade das lentes de montagem F para o novo sistema de câmeras. Você poderá utilizar suas lentes antigas na nova câmera com total compatibilidade. Pela silhueta da câmera que aparece nas propagandas, também não aposto que será um equipamento tão compacto assim. Muitos afirmam que ela terá um tamanho compatível com da Sony A9.

A empresa também afirma que o novo sistema mirrorless não vai substituir a linha de câmeras DSLR. Os dois sistemas vão coexistir, oferecendo mais possibilidades para o consumidor da marca.

Abaixo um dos vídeos do marketing da Nikon para o novo equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.